O túnel do Monte Branco une a França e a Itália
Com um comprimento de 11,3km, e ligando as cidades francesa de Chamonix e Italiana de Courmayeur, atravessa o mais alto cume dos Alpes a uma profundidade de 4km, sendo o túnel rodoviário sob rocha mais profundo em todo o mundo, tenho ganho alguma infâmia depois de um incêndio em 1999.
Até à abertura desta nova via de comunicação, a viagem entre França e Itália era penosa, com uma estrada fértil em curvas e grande parte do ano encerrada devido aos intensos nevões que se fazem sentir naquela zona. O primeiro passo foi dado pelos italianos, que deitaram mãos à obra tendo iniciado o projecto em 1946 para construír uma estrada que os servisse todo o ano, passo que posteriormente foi abraçado pela cooperação francesa para terminarem o túnel juntos.
A construção todavia, não seria iniciada antes de 30 de Maio de 1959, com a ajuda de uma tuneladora de 82 toneladas, tendo as manobras sido iniciadas a uma altitude de 1247m no lado francês e do lado italiano a 1381m. Foram ainda utilizados 783t de explosivos para detonação das rochas existentes naquele maciço granítico, tendo o encontro entre as equips francesa e italiana acontecido a 4 de Agosto de 1962, com uma discrepância de apenas 13cm entre ambos os lados.
A inauguração contou com a presença do presidente francês Charles de Gaulle e Giuseppe Saragat de Itália, tendo-se tornado no túnel recordista em termos de comprimento, batendo assim em cerca do triplo da distância o Mersey Tunnel em Liverpool (Inglaterra). A portagem para efectuar a ligação custa actualmente cerca de 35euros para uma viatura ligeira.
Fonte:http://www.maismotores.net/2010/07/o-tunel-do-monte-branco-faz-hoje-50-anos/
Sem comentários:
Enviar um comentário